segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de maio de 2012



Há um ano um gol representou toda uma mudança de mentalidade, representou o sucesso e afirmação de um projeto que gera desconfiança e raiva nos rivais desde começo, representou 44 anos, representou o fim das chacotas, representou a alegria sincera, representou a descoberta de novas paixões e o orgulho das antigas, representou o que de melhor há no futebol, representou o direito de sonhar. Representou um clube e sua história.

Lembrar daquela partida é na verdade lembrar de toda uma temporada, o quão longa e tortuosa ela foi, cheia de altos e baixos, de quedas e entusiasmo, de shows e decepções, de polêmicas e felicidade.

Tivermos que passar por quase tudo até chegar ali, mais coisas do que normalmente uma equipe passaria, mas aí lembramos que torcemos para o City, e quem torce para este time sabe que absolutamente nada é fácil, está cravado na nossa história que tudo tem de vir com muito suor e esforço sobre-humano.

A temporada vinha com a expectativa de dar um passo a frente na Premier, ou seja, lutar efetivamente pelo título, e estrear na Champions League. O principal nome contratado para se juntar ao time de estrelas e ajudar nesta tarefa foi Sergio Agüero.

Os primeiros meses revelaram o antagonismo: a equipe tinindo e com Agüero superando qualquer dificuldade de adaptação que pudesse ter, arrasava na Premier e já abria boa vantagem na liderança, já na Champions a situação era bem diferente, o City sentia o peso da estréia, com as dificuldades que fazem daquela competição única, tendo como agravamento o fato que pegou o grupo da morte, um azar tremendo. Não passou por pouco, por um empate, mas, fora isto, tudo ia de vento em polpa.

O auge veio no dia 23 de outubro: a equipe, que já havia enfiado cinco no Tottenham em pleno White Hart Lane, não teve dó nem piedade e humilhou certos diabos em pleno Inferninho Stadium. Eles saíram com o rabinho entre as pernas e seis nas costas, um derby histórico para jamais ser esquecido.

E o City demorou para perder no campeonato nacional, a primeira derrota só veio em dezembro, contra o Chelsea. Em meio há este semestre perfeito, Tevez tratou de manchar um pouco as coisas, o eterno ídolo problema resolveu não estar na melhor forma para ajudar o time nos primeiros meses, e, para piorar, se recusou a entrar em campo no jogo decisivo contra o Bayern na Allianz Arena.

Resultado: foi afastado do elenco, multado, e resolveu tirar férias na Argentina, nesse meio negociou a própria saída para o Milan, o City não aceitou. Passada a janela de transferências e sem solução da sua situação, teve que voltar, com Mancini tendo de dar o braço a torcer no momento mais crítico da temporada, fazendo dele contribuinte para o título também. Todo o estardalhaço terminou em paz.

A partir de janeiro o ritmo diminuiu, também fomos prejudicados por suspensões e a ida do motor do time, Yaya Toure, para a Copa Africana de Nações. O time perdeu um pouco o foco, algo normal em grandes competições, primeiro a gordura foi queimada, e depois de uma derrota para o Swansea, já em março, acabamos ultrapassados. Ainda em janeiro uma grande derrota que colocou bastante moral no time: estreamos na FA Cup logo com um derby, com vistas a defender o título, logo no começo aconteceu o normal, fomos garfados com uma expulsão completamente injusta de Kompany, o que derrubou completamente o time, o United nos dominou, terminou a primeira etapa enfiando três, dava a impressão e o medo que vingariam o 1-6. Mas não, na segunda etapa a equipe foi guerreira, marcou dois gols e por pouco não levou o jogo para o replay. Saímos como vencedores, e a impressão geral é que não deixaríamos escapar a Premier por nada.

Infelizmente, a curto prazo esta visão não se confirmou, o desempenho continuou caindo, o principal golpe veio em oito de abril, inacreditavelmente a situação de tranqüilidade, outrora do nosso lado, se inverteu. Depois de uma derrota para o Arsenal por 1-0 ficamos oito pontos atrás dos devils, com apenas seis rodadas para o fim. O time ficou desacreditado, já não parecia haver mais chances para o título, e as copas também já tinham ido todas. Em uma temporada que começara tão promissora restava-nos jogar pela dignidade. Os mais exaltados já gritavam “fora Mancini!” em meio à decepção.

Então, tão de repente como desapareceu, o bom futebol voltou, e, ajudados por perdas de pontos dos arqui-rivais, o City conseguiu heroicamente voltar à briga. A última chance de concretizar o sonho seria o derby da 36º rodada, uma final antecipada, um clássico único em dimensões e importância. Estávamos três pontos atrás, tínhamos que vencer para assumir a liderança no saldo de gols. Então, por ironia do destino, Kompany, que na partida da FA Cup já mencionada foi expulso e suspenso por quatro jogos de forma completamente injusta, prejudicando a equipe, marcou o gol crucial que deixou o City novamente favorito.

Na penúltima rodada Yaya nos deu a vitória contra o Newcastle por 2-0, enquanto os diabos venceram o Swansea pelo mesmo placar, e tudo ficou para o último capítulo. Precisávamos vencer para dependermos de nós mesmos, enquanto eles tinham de torcer pelo menos pelo empate, e vencer seu jogo, eles teriam um difícil duelo contra o Sunderland no Stadium of Light.

O City teria, teoricamente, um duelo mais fácil: o QPR que lutava contra o rebaixamento, treinado logo por Mark Hughes, louco para se vingar do clube e ver a desgraça de Mancini, com o adendo de ajudar seu ex-treinador Ferguson.


Me lembro como hoje daquele domingo, treze de maio, a tensão pré-jogo e o esperado começo. Sabia que não iria ser fácil, o time obviamente estava nervoso, tinha pressão de 44 anos nas costas, e, embora já tivesse um título conquistado para amenizar um pouco a situação, ali era diferente. Sorte que antes do intervalo o placar saiu do zero, Zabaleta, com grande contribuição do goleiro Kenny, nos que deu mais tranqüilidade, ou pelo menos era o que esperávamos. O gol foi crucial, pois em Sunderland Rooney abriu o placar logo aos 20 minutos, algo que se manteria até o final da partida. O ruim é que antes do intervalo perdemos o sempre candidato a herói Yaya Toure machucado, mas isto não parecia atrapalhar nossa glória, não parecia...

Como sabemos, o futebol não é justo, e na segunda etapa o inferno finalmente se mudou de Salford para Manchester, como os outros sempre desejaram, e a tragédia improvável começara a acontecer. Dois gols do QPR, o desespero, tudo ia por água abaixo: o gol de Kompany duas rodadas antes, a goleada em Old Trafford, os gols de Aguero, a reação na FA Cup. Tudo isto terminaria não valendo quase nada.

A descrença no que estava vendo me dominava, me impedia até de ficar um mísero segundo no mesmo lugar. Minha cadeira era o chão frio, que só não esfriava a raiva que subia em minha cabeça. Eu nem sei o que seria de mim se aquele resultado fosse mantido, e tudo se consumasse. Claro que torcedor do City não deixaria de ser, mas certamente a decepção perduraria por semanas e terminaria em aparecer esporadicamente por muito tempo, quem sabe até hoje. Como esquecer?

Os acréscimos chegaram, e o gol de Dzeko também, que fez aparecer um pouco da tal esperança, mas apenas timidamente, consegui até me levantar para tentar mandar um força invisível, tipo Genki Dama, para fazer a virada acontecer. Até que aos 49 o grande momento ocorreu, ao qual não vou descrever porque todos já sabem de cor e coro.

Claro que no momento eu gostaria que fosse mais fácil, com menos emoções para me destruir e que não me fizesse gritar tanto, o que deixou com rótulo de louco na minha rua, que perdura até hoje. Queria que tudo fosse conforme o roteiro, vitória tranqüila, alegria pelo título, etc. Mas, um ano depois e olhando para trás, vejo o quanto foi bom ser daquela forma, ainda mais para quem acompanhou a epopéia que foi resumida aqui desde o começo.

Ganhar com vários pontos e algumas rodadas de antecedência, como imaginávamos no começo, pelo ritmo alucinante de trator sem freio que estava à equipe, e como o mesmo United fez agora é bom, muito bom. Mas nós mais que ganhamos, fizemos história, algo para emanar orgulho e ser passado para as próximas gerações, vimos algo que não aconteceu todo dia, nem em dez anos ou vinte, talvez nunca da mesma forma, para ser lembrado para todo o sempre, principalmente quando os trezes de maio chegarem a nossa porta. Afinal, como esquecer?


Júnior Martins
Postar um comentário

Assuntos

#FollowTheCaptain (1) #ManchesterCity #ManchesterUnited #Derby #City #United #RoyKeane #Ferguson (1) #SemanaDoClássico (4) #TOGETHER (3) 11ª rodada da Premier League (8) 12ª rodada da Premier League (3) 12ª rodada da Premier League 2013/2014 (2) 13ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 13ª rodada Premier League (1) 13ª rodada. (1) 14ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 14ª rodada Premier League (3) 14ª rodada Premier League 2013/2014 (2) 15ª rodada da Premier League (2) 16ª da Premier League (1) 16ª rodada da Premier League (2) 17² rodada da Primier League (1) 17ª Premier League 2013/2014; Premier League; Premier League 2013/2014; Kompany (1) 17ª rodada da Premier League (2) 18ª rodada Premier League 2013/2014 (1) 19ª rodada da Premier League (3) 19ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 1ª rodada da Premier League 2013\14 (3) 20ª rodada da Premier League (1) 20ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 21ª rodada da Premier League (3) 22ª rodada da Premier League (3) 23 (1) 23ª rodada da Premier League (4) 24ª rodada Premier League (3) 25ª rodada da Premier League (3) 26ª rodada da Premier League (4) 27ª rodada Premier League (2) 28ª rodada da Premier League (2) 2ª rodada da Premier League (2) 2ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 2º rodada Premier League (1) 30ª rodada da Premier League (1) 34ª rodada da Premier League (1) 35ª rodada da Premier League (2) 36ª rodada Premier League (3) 37ª rodada da Premier League (2) 38ª rodada da Premier League (2) 38ª rodada Premier League (1) 38ª rodada Premier League 2013/2014 (1) 3ª rodada Premier League 2013/14 (1) 4ª fase (2) 5ª rodada da Premier League (3) 5º rodada (1) 6ª rodada da Premier League (1) 7ª rodada da Premier League (4) 7ª rodada da Premier League 2013/2014 (1) 8ª rodada da Premier League (4) 9ª rodada (1) 9ª rodada Premier League (2) Abdul Razak (2) Abu Dhabi (1) Academia (19) Adam Johnson (48) Adam Sadler (1) Adebayor (38) ADUG (4) Aguero (86) Agüero (4) Aguero. (1) AJ (13) Ajax (5) Ajax. (1) Al Alin (1) Al Hilal (2) Alan Shearer (1) Alessio Cerci (1) Alex Ferguson (5) Alex Nimely (1) Alexis Sanchéz (2) Alvaro Negredo (16) Amistoso (3) Amistosos (6) Análise Tática (4) Ander Herrera (1) Anelka (1) Anfield Stadium (1) Arsenal (26) Ashley Young (1) Aston Villa (14) Atacantes (5) Aubameyang (1) Audi Cup (1) baines (1) bale (1) Balotelli (76) Barcelona (10) Barclays NY Challange (3) Barclays Premier League (2) Barnsley (2) Barry (35) Bayern (11) Belgica (1) Belhanda (1) Bellamy (16) Bellamy. (1) Bem Haim (1) Ben Mee (1) Benjani (2) Benteke (1) Besiktas (2) Birmingham (4) Birmingham. (1) Blackburn (7) Blog do City (3) Blog na Mídia (1) Blue Moon (1) Blue Moon Rising (1) Boa Vista (1) Boateng (3) Boca Juniors (1) Boca Júniors (1) Bojinov (1) Boleyn Ground (1) Bolton (3) Borussia Dortmund (5) Boyata (7) Boyota (1) Brasil (1) Brasileiros no City (1) Brian Kidd (2) Brian Marwood (1) Bridge (15) Brighton (1) Brittania Stadium (1) Caicedo (1) Camarões (1) Cameroon (1) Camisa nova (2) Campeões (3) Capital One Cup (8) Cardiff City (1) Carling Cup (29) Carlos Tevez (67) Categorias de base (10) Cavani (6) Centro de Treinamento (1) CEO (1) Champions (7) Champions League (54) Champions League 2012/13 (27) Champions League 2013/14 (2) Champions League Sergio Aguero Manchester City Alvaro Negredo Stevan Jovetic Vincent Kompany (2) Chelsea (33) Cisse (1) City (6) City Football Academy (1) City of Manchester Stadium (16) City v United (1) Cityticketx (1) Clichy (12) Community Shield (7) Complex Etihad (1) Comunicado Blog (2) Contratações (12) Contratações 12/13 (5) Contratações 13/14 (1) Contusões (5) Copa da Liga 10/11 (2) Copa da Liga 13/14 (1) Copa das Nações (2) Copa das Nações Africanas (3) Copa do Mundo 2010 (4) Copa Ueda 07/08 (1) Copa Uefa 08/09 (5) Copa Uefa 10/11 (4) Costa do Marfim (1) Costel Pantilimon (10) Crise no City (6) Crystal Palace (2) CSKA (2) Cunningham (1) Curiosidades (2) Daniel Agger (1) Danielle De Rossi (6) data FIFA. (2) David Gonzalez (1) David Luiz (3) David Moyes (1) David Platt (6) David Silva (109) david villa (2) De Jong (25) Deadlineday (1) Defensores (12) Deloitte (1) Demba Ba (1) Demichelis (2) Denis Suarez (4) Derby (32) Derby de Manchester (3) Desfalques (1) Dispensa 10/11 (3) Dispensa 12/13 (1) doping (1) Dubli Super Cup (2) Dunne (2) Dynamo Dresden (1) dzeko (38) Eden Hazard (5) Edin Dzeko (70) Edinson Cavani (2) Edison Cavani (2) EDS (20) Elano (5) Elenco (1) Eliaquim Mangala (2) Eliminatórias Copa 2014 (1) Eliminatórias Euro 2012 (4) Emirates Stadium (1) Empréstimos (3) Empréstimos 10/11 (6) Empréstimos 11/12 (3) Empréstimos 12/13 (5) English Team (3) Enquete (2) Entrevista (36) equipe do blog (1) Espanha (3) Especulação (16) Especulação 08/09 (11) Especulação 10/11 (43) Especulação 11/12 (18) Especulação 12/13 (22) Especulação 13/14 (3) ESPN (2) ESPN Brasil (3) Etihad (1) Etihad Campus (3) Etihad Stadium (70) Etuhu (1) euro 2012 (4) Euro2012 (4) Europa League (10) Everton (14) Executivos do City (15) FA (4) FA Cup (36) FA Cup 10/11 (18) FA Cup 11/12 (10) FA Cup 12/13 (12) FA Cup 2012/2013 (1) FA Cup 2013/2014 (5) FA Cup Final (4) Fabregas (1) Fábrica do City (9) Falcão (1) Fatos Bizarros (14) Ferguson (1) Fernandinho (8) Fernandinho. (1) Fernando (2) Ferran Soriano (8) FFP (2) FIFA (1) FIFA 12 (1) Financial Fair Play (3) Fiorentina (3) Foe (1) Football Association (1) Fox Sports (1) Frank de Boer (1) Fulham (8) Futebol Brasileiro (1) Gabriele Marcotti (1) Gael Clichy (12) Gai Assulin (1) Gareth Bale (4) Gareth Barry (8) Gary Cook (1) Gary Neville (1) George Evans (1) Gerrard (2) Gervinho (1) Gil Vicente (1) Giroud (1) Given (12) Goleiros (4) Gols (32) Grupo D (3) Hamann (1) Hargreaves (5) Harry Redknapp (1) Hart (50) Hazard (2) História (5) Howard Webb (2) hulk (3) Hummels (2) Ibrahim (5) Ibrahimovic (3) Iheanacho (1) Imagem (2) Inglaterra (2) Inter (5) Internacionalizar (1) Internet (1) Ireland (5) Isco (4) Jack Rodwell (6) James Milner (15) James Rodriguez (1) Janela de Transferências (4) Javi Garcia (14) Javi Martinez (1) javier pastore (1) Jerome Boateng (1) Jesus Navas (5) (6) Joan Roman (2) Joe Hart (31) Jogos Olímpicos 2008 (1) John Guidetti (14) Jose Mourinho (2) José Mourinho (6) Juan Mata (2) Karim Rekik (1) Keep Calm (1) Khaldoon Al Mubarak (4) Kia Joorabchian (1) Kolarov (44) Kolo Touré (20) Kompany (46) Kun Aguero (4) Kun Agüero (4) Lampard (1) Lavezzi (1) Lech Poznan (1) Leeds United (2) Leicester City (1) Lendas do City (20) Lescott (38) Liga do Reservas (1) Liga dos Campeões (4) Liga dos Campeões 4ª rodada (1) Liga Europa 10/11 (12) Liga Europa 11/12 (9) Ligue 1 (1) Lille (1) Linha Cronológica (1) Liverpool (21) Llorente (1) Logan (1) Londres (2) Lyon (1) Maicon (8) Maine Road (2) Maine Road FC (2) Málaga (3) Manchester (1) Manchester City (174) Manchester City Arsenal Etihad Stadium Premier League 13/14 Ingressos (1) Manchester City Arsenal Premier League 2013-14 Fixtures Manchester United (1) Manchester City Benfica Alvaro Negredo Stevan Jovetic Fiorentina Sevilla Eduardo Salvio (1) Manchester City Capital One Champions League Premier League Chelsea CSKA Newcastle (1) Manchester City Dortmund Mario Götze Isco Edin Dzeko (1) Manchester City Etihad Airways Bussiness negócios (1) Manchester City Etihad Campus Etihad Stadium Sheikh Mansour Premier League (1) Manchester City Etihad Stadium Premier League (2) Manchester City Fernandinho Premier League Champions League Manchester United Derby Shakhtar Entrevista (1) Manchester City Fernandinho Shakhtar Premier League Season 2013/14 Contratações Manuel Pellegrini (3) Manchester City Ferran Soriano Malaga Manuel Pellegrini New York City (1) Manchester City Hong Kong Champions League Camisa Away (1) Manchester City Ladies (1) Manchester City LG Etihad Stadium Etihad Campus (1) Manchester City Maicon Roma Serie A Premier League (1) Manchester City New York Yankees New York City Major League Soccer MLS NYCFC (1) Manchester City Portugues Site Ferran Soriano (1) Manchester City Racing Club Bruno Zuculini Argentina (1) Manchester City Real Madrid Isco Pellegrini (1) Manchester City Sevilla Jesus Navas Manuel Pellegrini Ferran Soriano Temporada 2013/14 Premier League (1) Manchester City Sheikh Mansour Etihad Campus Etihad Stadium Fernandinho Jesus Navas New York City Transferências (1) Manchester City Tour Nelson Mandela África do Sul (1) Manchester City Transferências Premier League Deadline Day Jovetic Barry Everton Fernandinho Negredo Navas (1) Manchester United (56) Mancini (27) Manoel Pellegrini (1) Manuel Pellegrini (15) Manuel Pellegrini Manchester City Roberto Mancini David Silva (1) Marc Vivien Foe (1) Marco (1) Marcos Lopes (2) Mario Balotelli (42) Mário Balotelli (10) Mário Balotelli. (2) Mario Gotze (1) Mark Hughes (23) Marketing e Propaganda (4) Mata (1) Matija Nastasic (12) MCFC (2) McGivern (2) Meias (12) Melbourne Heart (1) Melhor do Mundo (1) melhor jogador do mês (1) Mercado (2) Messi (1) Micah Richards (36) Michael Johnson (8) Michu (1) Milan (8) Milner (29) Mohammad Abu (1) MotM (32) MotM 10/11 (20) MotM 11/12 (4) Mourinho (1) Napoli (9) Nasri (27) Nastasic (3) Natalie Pike (1) Negredo (1) Negredo. (1) Neil Warnock (1) Neil Young (1) Newcastle (6) NextGen (1) Neymar (1) Nielsen (2) Nigel De Jong (11) Nike (2) Nir Biton (1) Noel Gallagher (3) Norwich (6) Norwich City (3) Notas (2) Nova Era (1) Numeração Plantel 10/11 (1) Oasis (11) Oitavas de final da Carling Cup (1) Old Trafford (1) Onuoha (5) Opinião (37) Oscar (2) Ozil (1) Pablo Zabaleta (9) Pablo Zabaletta (6) Parceria (1) Pellegrini (4) Peter Crouch (1) Petrov (4) Pizarro (6) Platt Lane (3) Polêmicas (7) Pontos Perdidos (1) Porto (9) Pós-jogo (5) Pré-Temporada 08/09 (6) Pré-Temporada 09/10 (4) Pré-Temporada 10/11 (15) Pré-Temporada 11/12 (4) Pré-temporada 12/13 (12) pré-temporada 13/14 (2) Pre-temporada Pre-Season Manchester City Manuel Pellegrini Jesus Navas David Silva Fernandinho Premier League 13/14 (1) Premier (1) Premier Academy League (1) Premier League (160) Premier League 07/08 (6) Premier League 08/09 (3) Premier League 09/10 (8) Premier League 10/11 (46) Premier League 10ª rodada (3) Premier League 11/12 (76) Premier League 12/13 (25) Premier League 13/14 (3) Premier League 14/15 (1) Premier League 1ª rodada (1) Premier League 2012/2013 (12) Premier League 2013/2014 (19) Premier League 2014-15 (1) Premier League 29ª rodada (2) Premier League 31ª rodada (2) Premier League 33ª rodada (1) Premier League 34ª rodada (1) Premier League 6ª rodada (3) Premier League Premier League 13/14 Manchester City Manchester United Everton Tottenham Newcastle (1) Premier League sub-21 (1) Premier League. (3) Preview (41) Projeto do Sheik (54) Promoção Blog Man City (4) PSG (4) QPR (7) Radames Falcão (1) Rafa Benitez (4) Ratings (1) Rayo Vallecano (1) Reading (1) Real Madrid (13) Recordar é viver (1) Renovação de contrato (4) Responsabilidade Social (1) Retrospectiva 2011/12 (11) Retrospectiva da temporada (11) Richards (10) Rio Ferdinand (1) Roberto Mancini (194) Roberto Mancini Manchester City Gazzetta Dello Sport (1) Roberto Mancini Manchester City MEN Gazzetta Dello Sport (1) Robinho (27) Roma (1) Roman Abramovich (1) Roque Santa Cruz (1) Rumores (4) Rumours (2) Saint Etienne (1) Samir Nasri (33) Santa Cruz (14) Santiago Bernabéu (1) Savic (12) Scapuzzi (2) Scott Sinclair (10) Seleção Argentina (1) Seleção Brasileira (1) Seleções (4) Sergio Aguero (62) Shakhtar Donetsk (1) Shaun Goater (1) sheikh mansour (15) Silva (17) Sky Sports (1) Sneijder (2) Soccer City in the Community (1) Southampton (6) Sporting Lisboa (3) St Mary's Stadium (2) St. Mary's Stadium (1) Stadium of Light (2) Stamford Bridge (3) Stevan Jovetic (9) Stoke City (13) Stuart Taylor (2) Sturridge (2) Suarez (2) Sub-18 (1) summer transfers (2) Sunderland (11) Super Sunday (1) Swansea (13) SWP (8) Sylvinho (3) Taison (1) tecnologia móvel (1) Temporada 2012/2013 (3) Temporada 2013/2014 (2) Tevez (132) The Hawthoms (1) Thiago Silva (3) Thomas Muller (1) Tottenham (18) Toure (7) Toure's (3) Transferência (1) Transferência 08/09 (5) Transferência 10/11 (17) Transferências (23) Transferências 11/12 (11) Transferências 12/13 (14) Txiki Begiristain (3) Txiki Berigistain (1) UCL (5) UCL 1ª rodada (1) UEFA (7) UEFA 12/13 (2) UEFA 13/14 (4) UEFA Chamipons League (1) UEFA Champions League (27) UEFA Europa League (1) UEL (1) Umbro (2) Uniforme (1) Uniforme 2010/2011 (3) Uniforme 2011/2012 (2) Uniforme Novo (1) United (9) Valência (1) Van Persie (5) Viagogo (1) Vidal (1) Vídeo 11/12 (1) Vídeos (3) Vieira (21) Viktoria Plzen (5) Villarreal (4) Villas Boas (1) Vincent Kompany (35) Vydra (1) Wabara (1) Walcott (1) Watford (2) Wayne Bridge (1) Wayne Rooney (4) WBA (2) Weidman (1) Weiss (5) Wembley (5) Wenger (1) West Bromwich (7) West Ham (13) Wigan (11) wilshere (2) Wolves (3) Wright-Phillips (15) Wright-Phillips e Santa Cruz (1) Yaya (11) Yaya Toure (120) York (1) Zabaleta (38) Zacharias Faour (1) Zola (1)