O novo capitulo da série “Lendas do City” fala hoje de um dos grandes jogadores do final do século XIX, começo do século XX, ainda na época do amadorismo. Apelidado de “Bruxo Galês”, um mineiro que descobriu que levava jeito mesmo era para o futebol, com classe exuberante jogou pelos dois principais clubes de Manchester, e nos deu o primeiro titulo de nossa história, falo Billy Meredith.
Billy Meredith começou no pequeno Norwich Victória, e suas excelentes performances levaram ao interesse de vários grandes clubes ingleses, entre eles o City, dois funcionários do clube viajaram ao País de Gales para atender o jogador. Lendas sugerem que eles foram inicialmente expulsos pelos habitantes locais, e só foram autorizados a falar com Meredith depois de terem comprado bebidas para seus colegas de mineração. Ele não queria abandonar a vida em Chirk, pois naquela época a idéia de futebol era só como diversão, e Meredith tinha seu trabalho, era mineiro.
Meredith acabou por assinar com o Manchester City, mas como um amador. Ele continuou com seu trabalho por pelo menos um ano, indo e voltando para os jogos. Fez sua estréia contra o Newcastle United, em Novembro de 1894, em uma derrota de 5-4 para o City. Na semana seguinte, Meredith jogou sua primeira partida em casa pelo o clube, e marcou dois gols contra o Newton Heath - que mais tarde se tornaria o Manchester United . Em janeiro 1895 ele virou profissional.
Em sua primeira temporada no Manchester City, Meredith terminou como artilheiro, apesar de jogar na ala. Ele repetiu a façanha no ano seguinte. A partida final da temporada viu Meredith marcar seu primeiro "hat-trick" para o clube em um categórico 9-0 contra o Burton Swifts. Com o sucesso, se tornou amado pelos torcedores em pouco tempo.
Meredith era o capitão quando o Manchester City venceu a FA Cup em 1904, primeiro grande titulo do clube.
Em 1904, o jogador foi acusado de subornar Alex Leake do Aston Villa para perder uma partida, foi então punido com 18 meses sem jogar, logo depois de terminada a punição, se transferiu para o Manchester United.
Em 1921 ele retornou ao City. Em 1924, comandou o clube na Copa da Inglaterra, onde foi ainda capaz de marcar contra o Brighton. Sua última partida foi contra o Newcastle na semi-final com a idade de 49 anos e 245 dias, tornando-o um dos jogadores que jogaram mais tempo em toda a história. No total, Meredith apareceu 390 vezes para o Manchester City e marcou 150 gols, números incríveis para um ala, e conquistou uma Taça da Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário