
.
Todo mundo sabe que na cidade de Manchester se encontra o time mais rico do mundo, o time inglês que mais gastou em contratações na temporada, aquele que mais chamou atenção, mas poucos sabem sobre um outro time que foi fundado como uma homenagem ao time azul de Manchester, o Maine Road FC.
Nesse sábado, o time estreiará na primeira fase eliminatória da FA Cup, em casa, contra o Ramsbottom (em tradução ao pé da letra, o bunda de carneiro...rs), aproveitando o momento do City, a federação inglesa foi entrevistar o antigo primepobre do City, o atual todo mundo sabe quem é!
A primeira frase dos diretores/torcedores do Maine Road é "Nós não somos os milionários do Man City.". O clube, que surgiu como uma homenagem ao MCFC, é dirigido por torcedores apaixonados pelos "
Citizens e leva o nome do antigo estádio do Manchester, mas a diferença entre os dois times é exorbitante.
Ao contrário dos bilionários,o Maine não tem condição de gastar em contratações e acredita que ser um clube familiar é a maneira de seguir daqui para frente.
"Nós não temos dinheiro para gastar" diz o diretor do clube, Derek Barber. "Nós não pagamos nossos jogadores. Alguns times da nossa liga conseguem bastante dinheiro, mas nós não. Nós contratamos jogadores quando jovens, qunado eles crescem, as vezes, eles procuram outros clubes e ficam por um tempo lá, mas no final eles sempre voltam."
"Nós somos um clube familiar, eles voltar porque gostam muito daqui."
As esperanças do MRFC contra o Ramsbottom estão sobre a dupla de meio campo "galática" deles: Neil Chappell e Luke Mack.
"São grandes matadores, têm uma média de 20 gols cada por temporada. Neil é um carregador de piano, está em todo lugar e não se cansa."
E não pensem que eles se sentem superiores moralmente ao Man City por serem um clube familiar: "isso nunca! Eu sou um torcedor do City!"
O Maine Road foi fundado em 1955 por um grupo de torcedores do City com o nome de "Torcedores do City de Rusholme". No final da década de 60 eles se mudaram para uma sala no estádio de Maine Road e também adotaram o nome atual. O escudo é idêntico ao antigo do MCFC.
Atualmente o time joga na "Liga North West Counties Football - Premier Division" o que equivaleria a uma nona divisão. Na temporada 2008/09, o time ficou em 13º lugar entre 22 times e na atual, de 09/10, o time está em nono após 4 rodadas. O primeiro uniforme é azul celeste e o de jogos fora de casa é amarelo-canarinho com shorts verdes.
A casa de "espetáculos" é o Brantingham Road com capacidade de 1.000 privilegiados, mas o maior público como mandante foi registrado no Bower Fold, num jogo contra o FC United of Manchester, ou seja,um Derby de Manchester invisível a olho nu, em novembro de 2006. O público foi de 3.181.
O time tem 6 títulos, 3 de liga e 3 de copas, e um dos maiores feitos foi chegar a quarta rodada da FA Vase, uma FA Cup com sérias restrições orçamentárias.
Todos os jogadores do atual elenco são ingleses.
E no próximo sábado, dia 29 de Agosto às 11 hrs da manhã, o Maine Road FC poderá contar com o apoio dos torcedores do Manchester City no Brasil para passar de fase: COME ON, MAINE ROAD.
Para quem quiser acompanhar os resultados do MRFC: http://www.vodkatleague.com/index.php?page=maine-road
Fotos do Monumental de Brantingham Road:



