A brand finance fez uma pesquisa das marcas de clubes mais valiosas do mundo. Nosso agora "primo pobre", Manchester United, pelo menos na marca, é o mais valioso do mundo. Seguido pelo todo poderoso Real Madrid e pelo Barcelona, respectivamente.
O Manchester City encontra-se apenas na 19ª colocação no geral e tendo a 7ª marca mais valiosa da Inglaterra. Vale lembrar que estamos falando da marca mais valiosa do mundo e não do clube mais rico do mundo. No geral, juntando o valor da marca, valor dos jogadores, do patrimônio do clube, o Manchester City estaria entre os três primeiro colocado.
Para melhorar a posição do clube nas marcas mais valiosas, a diretoria do clube contratou uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo, a Endemol Sports. Já falamos sobre isso na matéria Marketing e Publicidade.
Abaixo segue a lista das 20 marcas de clube mais valiosa do mundo:
Um comentário:
O Man City vai ter q trabalhar mto a sua marca para chegar nas primeiras colocações, mas eles já mostraram q estão trabalhando nisso.
eu sempre baixo uns PDFs da Deloitte Consultoria sobre a receita de cada clube no ano fiscal q vai de 1º de julho a 3 de junho e o City está sempre num Io-Io, entra e volta.
No ano fiscal de 2007/08, eles voltaram em 20º c/ receita anual de 104 m libras. Esse estudo não leva em conta o $$ dos donos, só direito de TV, Matchday e area comercial.
Mas eu acredito q em 2008/09 tenhamos uma posição melhor.
Postar um comentário