Uma vez José Mourinho disse que o Manchester City não poderia comprar história.
Afinal, este é um homem que trabalha para um clube que tem feito exatamente isso.
O Real Madrid é um dos maiores clubes de futebol, com um recorde de nove triunfos na Champions League e 32 títulos na La Liga.
Indiscutivelmente, eles são os MAIORES, graças a um grande números de torcedores em todo mundo que apenas United e Barcelona podem competir.
Mas com todos o sucesso garantido pelo Real Madrid ao longo dos anos as vezes nos pegamos a pensar se todos esses triunfos e troféus são dignos de ficar se gabando.
Este é um clube que foi fundado em 1902, 22 anos depois que o City foi criado como West Gorton FC-que ganhou apenas dois títulos na primeira metade do século de sua existência.
Foi até que o ditador facista o General Franco percebeu que poderia usar o "jogo do povo", como uma ferramenta para manter seu calcanhar nas gargantas dos catalães e bascos, e com isso a lenda do Real Madrid começou a crescer fora de sua cidade.
Os métodos de Franco para sufocar a oposição política teria feito o ex-proprietário do City Thaksin Shinawatra se envergonhar.
O General usou fundos do governo e do poder político para transformar o Madrid no clube mais bem sucedido na Europa da década de 50.
Ainda existe um forte rancor em Barcelona, como o gênio Alfredo Di Stefano foi capaz de ajudar o Real Madrid a ganhar as primeiras cinco Copas da Europa depois dele já ter chegado há um acordo para jogar no Camp Nou.
Nos últimos 21 anos de vida do General Franco, seu time favorito foi coroado campeões espanhóis 21 vezes.
Durante todo esse período houve alegações constantes de árbitros sendo subordinados e intimidados.
Ironicamente, foi a luta contra esse sistema que fez o Barcelona "mas do que um clube", e se tornou a força por trás de todo o povo catalão que se tornou unido.
Em termos de doping financeiro, não existe nenhum clube igual ao Real Madrid.
Ligações entre o governo e o clube continuam incestuosa.
Em 2001, até mesmo o Sir Alex Ferguson saiu criticando um acordo em que viu o Madrid vender seu campo de treinamento para a prefeitura da cidade com o preço inflacionado que permitiu o clube a acabar com suas dívidas de 170 milhões de libras acumulados durante o período dos galáticos.
É típico do Mourinho de começar os famosos mind games, e ele vai jogar com o Roberto Mancini na preparação do Real Madrid para o jogo da estréia da Champions League na Bernabéu.
Você pode ter certeza que em algum momento que o "Special One" vai lembrar Mancini que ele era o homem que transformou a equipe da esquerda italiana em campeões europeus.
Mas quando o Real Madrid jogar em Manchester em Novembro, eu vou aconselhar o Mourinho a dar uma ligada para o historiador Gary James, para que ele possa preencher as lacunas gritantes na sua educação.
James acaba de lançar um livro que conta incrivelmente a história detalhada do Campeões da Premier League: "The Manchester City years."
No lançamento do livro James disse-me:" Desde que o Sheikh Mansour comprou o City, os torcedores rivais tentaram pintar o City como um clube sem história."
"Todo clube tem sua história-boas e más-mas se você está medindo herança puramente em termos de sucesso, então eu gostaria de salientar que quando o City venceu a FA Cup em 1904, foi a primeiro título nacional de uma equipe de Manchester."
"City ganhou um troféu quatro anos antes do United, 26 anos antes do Arsenal 51 antes do Chelsea."
"City ganhou a FA Cup 61 anos antes do Liverpool e foi o primeiro clube na Inglaterra e ganhar um título nacional e europeu na mesma temporada."
"Este é um clube que jogava na terceira divisão do futebol inglês recentemente, praticamente 13 anos atrás, mas que uma vez atraiu um público de 84.569 pessoas no Maine Road, que continua sendo até hoje o recorde no futebol inglês fora do Wembley Stadium.
Fonte: The Manchester City Collum-Mirror- Por Simon Mullock
Nenhum comentário:
Postar um comentário