Como eu havia prometido aqui está o post falando sobre as transmissões na Premier League na Inglaterra.
Aqui na Inglaterra a Premier League não é transmitida em TV Aberta, desde 1992 quando a competição foi revigorada a FA resolveu inovar e vendeu seus direitos de transmissão para a Sky. Quer dizer somente as pessoas que tem TV por assinatura podem acompanhar a Premier.
Pode ser dizer que a Sky é uma das grandes responsáveis pelo crescimento da Premier League. Suas transmissões de formas dinâmicas foi um marco para a televisão naquela época.
A BBC que é um canal aberto na Inglaterra tem o direito de transmitir apenas o resumo dos jogos, ela faz isso no famoso programa chamado Match of the day que é apresentado sábado e domingo as 22:20pm.
A partir de 2007 a Corte Européia decidiu que a Sky não poderia sozinha transmitir os jogos da Premier porque isso era um monopólio, com isso a Premier começou a vender pacotes, mas mesmo assim a Sky continou tendo o direito da maioria das partidas.
Hoje em dia a Premier League é transmitida pela Sky que tem o direito de transmissões de 115 jogos por temporada e ESPN que tem direito de 36 jogos.
Diferentemente do Brasil onde você pode comprar um pacote pay-per-view e assistir todos os jogos do seu time na temporada sentado no seu sofá, aqui na Inglaterra isso não acontece.
Com medo de esvaziar os estádios a Premier não autoriza a transmissão de todas as partidas na TV. Por exemplo a Sky por ter o pacote com mais jogos tem o direito de 4 jogos por final de semana e também todos os clássicos. Já a ESPN apenas um jogo por semana.
Da próxima vez que voçês verem um estádio inglês lotado não é so porque os ingleses amam o futebol, mas porque também são meio que "obrigados" a estarem ali por não ter as partidas na TV.
A opção de algumas pessoas que não tem TV por assinatura é assistir os jogos num Pub. A maioria dos Pubs ingleses tem o direito de transmitir os jogos da Premier, eles pagam um pacote diferente com um preço maior. Os pubs não cobram nada para você assitir o jogo, é so preciso estar tomando ou comendo algo.
Já tive experiência de assitir jogos em pubs, e posso dizer que é muito tranquilo, nunca vi uma confusão de torcedores. Mas eu considero assitir jogos em pubs em época de Copa do Mundo ou Euro muito melhor, o clima é diferente, e também e sempre bom tirar sarro da cara dos ingleses com o English Team, rsss.
Torcedores num pub assistindo jogo em 3D |
Horário das partidas
Na Inglaterra temos jogos nos finais de semana e tradicionalmente na segunda-feira. No sábado as partidas são realizadas as 12:45 am(Sky) e 17:30 pm(ESPN). No domingo as partidas são as 13:30 pm(Sky), 14:00 pm e 16:00 pm(Sky). E na segunda o famoso Monday Night Football as 20:00 pm (Sky).
Algumas partidas são realizadas nos meios de semana, na terça e quarta, mas são muito poucas, isso geralmente acontece por causa da FA Cup ou Carling Cup.
Mas as maiorias das partidas da Premier são realizadas no sábado as 15:00 pm, são geralmente 5 partidas nesse horário, mas nenhuma dessas partidas são transmitidas para a TV.
Mas isso pode mudar a partir da temporada 2013/14 porque muitas pessoas estão preferindo assinar com companhias de TV estrangeiras que tem o direito de transmissão dos jogos as 15:00 pm e também de todos os grandes clubes ingleses.
A Premier League refazendo as contas percebeu que se começarem as transmitir alguns jogos do horário das 15:00, mesmo que haja um esvaziamento do público o dinheiro que receberam da venda dos direitos de transmissão será maior que a perda.
O Jogo em si
As transmissões de futebol na Inglaterra é algo maravilhoso, o profissionalismo é impressionante.
As transmissões são feitas em sinais digitais, HD e nessa temporada também em 3D.
Tenho uma TV 3D e posso afirmar que é muito bom assistir jogos nessa plataforma, interessante e divertido.
Geralmente as trasnmissões começam 30 minutos antes da partida, as vezes até 60 minutos antes dependendo da importância do jogo. A Sky sempre monta um estúdio no estádio onde vai acontecer a partida, e no abre jogo tem sempre um apresentador e 2 ou 3 convidados que aqui são chamados de pundits.
Redknapp e Gullitt fazendo trabalho de pundit no Stamford Bridge |
A função dos pundits é fazer o abre jogo, os comentários do intervalo e análise do resultado final da partida.
A narração da partida é completamente diferente do que vemos no Brasil. Existe uma interatividade entre o narrador e o comentarista. Na terrinha você pode contar nos dedos quantas vezes um Cassagrande, Neto, Lédio Carmona entram para falar algo da partida. Na Inglaterra o comentarista pode entrar para fazer falar a hora que desejar, o microfone dele sempre está aberto.
Você também não ouvirá o narrador dizendo toda hora: "A bola agora está na esquerda, Aguero abre para Nasri que toca para Silva." O narrador não narra praticamente todos os lances da partida como no Brasil. Como disse anteriormente ele e o comentarista analisam muito a partida técnicamente e taticamente, dão informações. E algo que me deixa muito feliz é que você nunca verá eles cornetando um jogador ou treinador, a ética sempre em primeiro lugar.
Sinceramente eu já não consigo assistir uma partida de futebol com narração brasileira. Como dizem os ingleses e hoje concordo, é muita gritaria e pouca informação.
Espero que com esse post tenho conseguido mostrar um pouco como é o futebol aqui na Terra da Rainha.
Brevemente vou escrever mais posts contando como é ir ao um estádio aqui, experiências vididas, sei que muitos de vocês tem curiosidade de saber.
4 comentários:
Não sabia q era assim não.. foram mt ousados ao pararem de transmitir o campeonato pra tv aberta, mas o resultado foi o melhor possivel. Na espn aqui do brasil uns 20 minutos antes começa as propagandas da PL, estatísticas, acho maneiro demais, ai então deve ser mais ainda;
Aqui o Neto fala mt hj em dia, é ate engraçado, mas os da globo falam umas 5 vzs só durante o jogo e pra falar coisas obvias. Só o neto q é engraçado e fala toda hora mesmo.
Sensacional este post, muito obrigado pelas informações que você trás direto de Manchester, sou muito fã seu!
Incrível a diferença de organização, não só das ligas, como até das transmissões da Europa pro Brasil... A que mais se aproxima ao que você disse aqui no Brasil é a ESPN, que dá informações e analisa as táticas de cada time, sem menosprezar os jogadores e mantendo a ética.
Espero que um dia o futebol brasileiro largue esse orgulho bobo e aprenda com o futebol europeu, não só nesse aspecto, mas em muitos outros.
Abraço!
Valeu pela força Edgar... Uma coisa que esqueci de colocar no post é que a Sky Sports tem 6 canais de esportes que são divididos em: Sky Sports 1,2,3,4, Sky Sports News que passa notícias 24 horas e o novo canal Sky Sports Formula 1 que começou esse ano dedicado apenas há Formula 1.
Na Champions League na chave de grupos onde tem varias partidas no mesmo horário você tem a opção de assistir qual jogo deseja, e quando sai gol em outra partida sai uma mensagem na Tela da, tv e você apertando o controle remote pode ver o gol na mesma hora.
Muito legal o post Evans!
Eu só acho uma coisa bem chata bas transmissões européias: a falta de emoção clara no principal momento: o gol. Eles dizem de um jeito um pouco diferente e só...
O grito de gol é algo que só existe na américa latina mesmo, e foi uma das melhores coisas já inventadas, a emoção é outra!
Bem que eles poderiam soltar o gogó pelo menos nessa hora...
Postar um comentário