A Premier League é a liga mais rica da Europa. Os clubes cada dia ganham mais dinheiro, mas também estão gastando mais com salários e na contratações de jogadores.
O campeonato na terra da rainha é o mais glamoroso e o mais assistido no mundo, milhões de pessoas ligam sua TVs para poderem assistir os craques que circulam em seus campos.
Mas o drama que misturou com o climax de alegria com o título do Manchester City depois de 44 anos com um gol do Sergio Aguero nos acréscimos vem com um preço salgado.
Segundo a agência Deloitte com sua auditoria anual afirmou que a Premier League continua sendo a mais rica do velho continente.
Mas em contrapartida números de 2010-11 mostram que apenas 8 clubes dos 19 (Birmingham não apresentou suas contas) tiveram lucros, isso mesmo depois da renovação histórica nos contratos de TV. O Newcastle foi o clube que teve o maior lucro com 33 milhões-esse valor conseguido com a venda de Andy Carroll para o Liverpool por 35 milhões de libras.
O Manchester City teve uma perda de 197 milhões, o clube gastou 144 milhões em transferências, entre elas o Edin Dzeko, em que o clube pagou 27 milhões pelo jogador. Outro problema para o City é a folha de pagamento que chega a 173 milhões.
Segundo as novas leis do Financial Fair Play, no período de 3 temporadas um clube não pode acumular perdas acima de 36 milhões de libras, se isso acontecer a equipe poderá ser banida da Champions League, quer dizer o City tem um longo caminho a percorrer.
Folhas de pagamentos mais altas da Premier
Chelsea---191 milhões
Man City--173 milhões
United- ---153 milhões
Liverpool--135 milhões
Arsenal----124 milhões
Maiores perdas
Man City-197 milhões
Chelsea---78 milhões
A. Villa---54 milhões
Liverpool-49 milhões
Bolton----26 milhões
Gastos com transferências
Man City-144 milhões
Chelsea---61 milhões
United----40 milhões
Tottenham-26 milhões
A. Villa----18 milhões
Maiores receitas
Newcastle-33 milhões
Blackpool-20 milhões
WBA-----19 milhões
Arsenal---15 milhões
United----12 milhões
*Válido lembrar que esses são dados da temporada 2010-11
Nenhum comentário:
Postar um comentário